1 de julho de 2011

Chicha morada: Tradicional e exótica bebida peruana

Depois de uma boa caminhada turística, nada como tomar bebida bem geladinha e refrescante. Então, se você for ao Peru não pode, de hipótese alguma, voltar para casa sem antes experimentar uma da terra dos incas: a chicha morada. É uma espécie de suco à base de um milho (maíz) que tem grãos na tonalidade roxa. Lá, a quantidade de tipos de milho é tão grande que a criatividade gastronômica vai longe para aproveitar tanta oferta. Vamos entender se você fizer uma cara feia e relutar um pouco para tomar o tal suco. Mas uma coisa é certa: quando experimentar, só vai querer tomar chicha em todas as refeições.

(lindsaybayley/Flickr)
gastronomia peru chicha morada

Nem dá para sentir o gosto do milho, mas um suave sabor de limão e abacaxi, já que também são alguns dos ingredientes para fazer a bebida. A origem da preparação e consumo, para vocês terem uma ideia, é do tempo pré-hispânico, ou seja, bem tradicional mesmo. Quer gastronomia turística mais deliciosa de descobrir como essa?

Só que fazemos um alerta sobre o preparo. Nem todos os estabelecimentos sabem fazer uma boa chicha morada. Então, não desistam na primeira tentativa. Vá provando até encontrar a combinação perfeita. Na hora do pedido, aposte na chicha frozen sempre que puder

Se o seu amor pelo exótico suco for declarado, não fique triste na hora da despedida. Você pode levá-lo na mala. Nos supermercados, é possível encontra versões de sucos em pó de chicha morada. Não é o mesmo gosto, claro. Mas dá para matar a vontade quando bater aquela intensa saudade.

(adrianpua/Flickr)
gastronomia peru chicha morada

2 comentários :

  1. mas dá pra comer a maíz morada da forma "tradicional"? ;D

    ResponderExcluir
  2. Puts, a "morada" não sei, mas vi a "maíz" tradicional bombando como acompanhamento na maioria dos pratos! =)

    ResponderExcluir